Comissão organizadora avalia realização da VI Reunião Nordestina de Ciência do Solo

O evento foi realizado de forma totalmente online e reuniu 802 participantes. A programação contou com 24 conferências temáticas, envolvendo 54 palestrantes, sendo quatro estrangeiros. A conferência de abertura foi realizada pelo professor Rattan Lal, da Ohio State University e um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, em 2017. A VI-RNCS foi promovida pelo Núcleo Regional Nordeste da SBCS com apoio da UFRPE e Embrapa Solos (UEP-Recife)

Desde que Recife foi escolhida, em 2019, para sediar a VI-RNCS, não houve dúvidas que seria um grande evento, graças a qualidade que caracteriza o principal evento técnico-científico do Núcleo Regional Nordeste da SBCS. Esta edição foi promovida pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRPE e a Embrapa Solos (UEP-Recife).

Devido a Pandemia da Covid-19, a VI-RNCS foi realizada de forma online e ao vivo, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2020 – semana que é comemorado o Dia Mundial do Solo (World Soil Day). A programação do evento está, inclusive, inserida no site da FAO Worldwide Events (http://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/). O tema “Serviços ecossistêmicos, peculiaridades e potencialidades de solos do Nordeste do Brasil” – escolhido por considerar que os solos fornecem e regulam muitos serviços ecossistêmicos e desempenham um papel importante para o bem estar da humanidade – possibilitou debates técnicos e científicos sobre as peculiaridades e potencialidades de solos no Nordeste.

O evento contou com 802 participantes inscritos, sendo 319 na categoria discentes de graduação, 253 discentes de pós-graduação e 230 profissionais. Foram submetidos 391 resumos simples distribuídos em nove comissões temáticas, selecionadas de acordo com as divisões do Núcleo Regional Nordeste da SBCS. Os trabalhos foram avaliados por pesquisadores das principais instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil, envolvendo discentes de doutorado, pós-doutorados, docentes e pesquisadores.

A programação do evento contou com 24 conferências temáticas, envolvendo 54 palestrantes e 24 mediadores das principais IES e Institutos de Pesquisa do País e do Mundo. Do total de palestrantes, participaram seis pesquisadores estrangeiros de quatro países, Estados Unidos (2), França (2), Itália (1) e Inglaterra (1).

A cerimônia de abertura contou com representantes da UFRPE – Pró-reitora de Pós-Graduação, Maria Madalena Pessoa Guerra, o Coordenador Técnico da Embrapa Solo UEP – Recife, André Júlio do Amaral, o Presidente do VI-RNCS, Valdomiro Severino de Souza Júnior, o Presidente da Comissão Cientifica, Edivan Rodrigues de Souza, a Diretora do Núcleo Regional Nordeste da SBCS, Maria Eugênia Ortiz Escobar e a Presidente da SBCS, Lúcia Helena Cunha dos Anjos. A conferência de abertura do evento: Serviços ecossistêmicos e sequestro de carbono (Ecosystem Services and Carbon Sequestration) foi proferida pelo professor Rattan Lal, da Ohio State University-OSU, um dos principais cientistas do solo do mundo e um dos vencedores Prêmio Nobel da Paz pelo IPCC, em 2007, e Prêmio World Food Prize, Des Moines, IA, USA (2020).

O evento ainda contou com uma sessão de mesa redonda com representantes dos principais polos de produção agrícola do Estado de Pernambuco e o Presidente da principal agência de fomento do Estado de Pernambuco e uma das principais do País, a Fundação de Amparo de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE. O principal foco de discussão foi a importância do solo para alavancar a produção agrícola e o financiamento de pesquisas aplicadas para o setor.

Os resumos simples foram apresentados nos formatos de pôster e oral. Foram estabelecidas cinco sessões de apresentações orais com seleção de 35 resumos no total. Ao final do evento foram premiados nove resumos representantes das comissões e selecionados nas sessões de apresentações orais. Como parte das Homenagens do NRNE, a professora, Vânia da Silva Fraga recebeu o Prêmio Nordeste de Ciência do Solo pelas contribuições e dedicação com a ciência do solo na região nordeste.

Já as indicações para o 2º Prêmio Nordeste “Destaque Acadêmico em Ciência do Solo, foram estendidas até o dia 31 de dezembro dando, assim, a oportunidade de valorizar a pesquisa realizada sobre ciência do solo na região. A cerimônia de premiação será realizada em abril de 2021.

Para a Comissão Organizadora, formada pelos professores Caroline Biondi, Edivan Souza, Giselle Fracetto e Valdomiro Souza Júnior, o sucesso do evento foi fruto do esforço coletivo de um grupo de discentes de pós-graduação, pós-doutorandos, docentes e pesquisadores altamente qualificados que conseguiram capitanear os palestrantes e mediadores extremamente comprometidos e competentes para discutir os temas promovidos. O Núcleo Regional Nordeste da SBCS e o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo – UFRPE sentem-se honrados com a confiança e com as expectativas atendidas de todos os participantes.

Desejamos sucesso para os organizadores da VII RNCS a ser realizada em Mossoró, RN em 2022.

Edivan Rodrigues de Souza

Maria Eugenia Ortiz Escobar

Valdomiro Severino de Souza Júnior