Criada a base para a Universidade Pronasolos

02/05/2022

A CAPES, aprovou, em maio de 2022, a habilitação de consórcio de universidades para oferta de curso superior de especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, na modalidade à distância e com início em janeiro de 2023. O projeto pedagógico do curso integra a futura proposta da Universidade Pronasolos e tem como objetivo geral a formação de agentes públicos e profissionais capacitados na identificação e reconhecimento de solos, elaboração de mapas pedológicos e interpretação deste recurso para fins agrícolas e ambientais.

Os profissionais formados deverão atuar em várias atividades e instituições, em especial, no Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), cujo objetivo é mapear os solos brasileiros, em escalas que vão de 1:25.000 a 1:100.000. A carência de informações detalhadas sobre os solos brasileiros é um sério problema para o desenvolvimento nacional, já que, atualmente, menos de 5% do território nacional conta com mapas de solos em escalas detalhadas, de 1:100.000 ou maior.

A criação do projeto pedagógico do curso será a base para a futura Universidade Pronasolos e as primeiras turmas serão ofertadas a partir do primeiro trimestre de 2023. É uma parceria de Universidades brasileiras, incluindo, inicialmente, a UFRRJ, UFV, UFMG, UFRA e UFG, com o apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A SBCS, através da sua presidência e de seus representantes no Comitê Executivo do Pronasolos, tem participado diretamente da negociação com a CAPES e o MAPA que levou a esse resultado favorável, com nota máxima (5) na avaliação das propostas.

A SBCS agradece ainda a colaboração direta do nosso ex-presidente da SBCS, professor Flavio Camargo, e do pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, que atuaram como elementos de conexão entre as Universidades, a CAPES e o MAPA.

Para Polidoro, “o PronaSolos demandará mais de 500 especialistas, em todo o Brasil, para a execução dos projetos e o alcance das metas desse programa nacional de mapeamento dos solos do Brasil, em escala 1:100.000 ou mais detalhadas. Este curso “piloto” permitirá a formação contínua e simultânea de especialistas para atuar em levantamento de solos e suas interpretações e será a base para a criação da Universidade PronaSolos, a única do mundo especializada em Ciência do Solo.

Já para o professor Flávio Camargo, “o curso e seus egressos serão o ponto de partida para consolidar a proposta da Universidade Pronasolos, com a formação de recursos humanos voltados para a aplicação e resolução das demandas estabelecidas no Pronasolos. Assim como foi no começo dos primeiros levantamentos e elaboração dos mapas de solos brasileiros, este momento também poderá ser um marco da renovação da ciência do solo brasileira. É muito oportuno que a aprovação deste curso tenha acontecido no ano em que celebramos os 75 anos da SBCS, que também congrega as Universidades do consórcio”, disse ele.