Editorial Newsletter março/abril 2020

No curso dos seus 73 anos de história a SBCS tem, continuamente, se adequado ao seu tempo para cumprir a sua missão de promover o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhor utilização do solo e da água no Brasil. A SBCS se mantém pulsante justamente porque está sempre se reinventado. Posso citar como exemplos a criação, a partir de 2006, do portfólio de livros-textos e a profunda alteração regimental promovida em 2011. Os livros-textos se tonaram referências para o ensino de solos, nos cursos de graduação e de pós-graduação. A alteração regimental tornou a organização estrutural da SBCS compatível com a International Union of Soil Sciences (IUSS) e dinamizou a Divisões e Comissões Especializadas. Estes foram fatores que viabilizaram a realização do 21st World Congress of Soil Science (WCSS,) ocorrido em 2018, no Rio de Janeiro. Foi, com certeza, uma das maiores realizações da SBCS! Além disso, a alteração regimental levou ao surgimento dos Núcleos Regionais ou Estaduais e de uma nova concepção do Conselho Diretor. Os Núcleos rapidamente se consolidaram e hoje capilarizam as ações da SBCS em todo o território brasileiro. O Conselho Diretor, como órgão legislativo, democratizou a participação dos sócios nas tomadas de decisões da SBCS.

A partir de 2012, ampliou-se a visibilidade internacional da SBCS ao integrar a representação brasileira no Global Soil Partnership (GSP), um organismo de assessoramento da FAO para questões relacionadas aos solos. Marco igualmente relevante para este propósito foi a modernização na Revista Brasileira de Ciência do Solo, colocando-a em condições de igualdade aos destacados periódicos internacionais da ciência do solo.

Por sua vez, Boletim Informativo passou por metamorfoses que aprimoraram tanto o seu conteúdo quanto o seu layout gráfico.  Mais recentemente, adequando-se à uma necessidade atual, a SBCS inseriu-se nas mídias sociais. Hoje já temos mais de oito mil seguidores no Instagram e 20 mil no Facebook.

Em sua reunião ordinária, durante o XXXVII CBCS, em Cuiabá-MT, o Conselho Diretor referendou duas propostas da Secretaria Executiva que passam a valer a partir de 2020.  A primeira, altera a periodicidade do Boletim Informativo passando-o para semestral, com circulação exclusivamente em formato digital. A outra proposta referendada foi a criação de uma Newsletter como novo veículo de comunicação com sócios da SBCS e sociedade em geral. Pretendemos que essa Newsletter seja mensal, circulando sempre no início de cada mês, com as notícias do período anterior. Este novo veículo supre a necessidade de informar nossos sócios sobre as notícias internas da SBCS, com novidades sobre a Diretoria, Secretaria Executiva, Núcleos, Divisões e Comissões. São notícias importantes que relatam e registram a história e o cotidiano da nossa Sociedade, como fazíamos no Boletim Impresso. Além de notícias, teremos ainda artigos opinativos e notícias sobre políticas de ciência e tecnologia no Brasil e no mundo, que interferem no nosso fazer científico. Aos nossos sócios, pedimos que fiquem atentos ao recebimento das nossas edições e convidem alunos e colegas a também se cadastrarem para recebê-las.

Nossa primeira edição circula num período muito difícil e diferente para todos nós com a pandemia do novo coronavírus. Estamos em busca de novas formas de comunicação, assim como encontraremos novos meios de conviver com as mudanças que a pandemia nos trará.  Nos adaptaremos às mudanças para continuarmos a defender o princípio da nossa SBCS de promover a ciência do solo brasileira. Neste momento também é oportuno conclamar a todos para se associarem à nossa Sociedade que, para ser grande, depende de todos nós.

Reinaldo Bertola Cantarutti

Secretário Geral da SBCS