Lançamento do livro “Produtividade da soja no entorno do reservatório de Itaipu”

Após cinco anos de pesquisa, o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) lançou o livro que trata do efeito do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu no microclima e na produtividade da soja em seu entorno.

O livro intitulado “Produtividade da soja no entorno do reservatório de Itaipu” foi editado pelos pesquisadores Luiz Antônio Zanão Júnior, Rogério Teixeira de Faria e Paulo Henrique Caramori.

Com base no monitoramento das variáveis climáticas, concluiu-se que o lago de Itaipu não influencia o clima no seu entorno. A variação da produtividade da soja ao longo do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu é influenciada pela precipitação pluviométrica, com sua variação no tempo e no espaço dependente de fatores em escala sinótica. Assim, isolando-se as variáveis passíveis de controle (solo, cultivares, data de semeadura e manejo cultural) e medindo-se todas as outras variáveis não controladas (precipitação, radiação solar, temperatura e ventos) não existe um padrão de produtividade da soja no qual a cultura possa sofrer redução de produtividade em gradiente até 10 km de distância das margens do reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu.
Mais informações em: http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1034

livroProdutividadedaSojaItaipu