NEPAR celebra êxito da 3ª ReuniãoParanaense de Ciência do Solo

 

O grande número de inscritos, intensa participação e o alto nível dos debates comprovaram o êxito da 3ª Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), realizada no Hotel Sumatra, em Londrina, de 7 a 9 de maio. A opinião é da diretoria do NEPAR – Núcleo Estadual Paraná da SBCS – que realizou assembleia para avaliação do evento, para eleger a nova diretoria e definição dos locais das quarta e quinta edições da RPCS.

De acordo com Arnaldo Colozzi Filho, da comissão organizadora e presidente eleito do NEPAR, os resultados da RPCS foram surpreendentes, a começar pelo número de participantes. “Estávamos esperando 500 inscrições, mas quando passamos dos 600 tivemos que encerrar. Recebemos centenas de pessoas de cidades e estado distantes”, afirma.

Nos três dias da RPCS foram oferecidos aos participantes palestras, plenárias, apresentação de painéis, minicursos e visitação técnica às sedes da EMBRAPA Soja e IAPAR. “Todos os dias estávamos com as salas cheias. É gratificante ver que há pessoas interessadas em discutir e aprender sobre a conservação do solo e suas melhorias”, diz o presidente.Também foram definidos os locais da 4ª e da 5ª Reunião Paranaense de Ciência de Solo. Em 2015, será realizada em Cascavel e em 2017, em Ponta Grossa. “Queremos rodar as grandes regiões do Paraná para refletir e discutir os principais problemas de cada uma delas”, diz Colozzi. Ainda de acordo com o presidente, a intenção é conseguir levar os produtores a participarem do evento.

“Tivemos a participação intensa de alunos e técnicos, mas precisamos ainda ampliar a presença dos agricultores”, avalia.

Durante a assembleia, foi realizada eleição para a escolha dos dirigentes do NEPAR. A nova diretoria ficou com a seguinte composição: Presidente: Arnaldo Colozzi Filho (IAPAR); Vice-Presidente: Nelson Harger (EMATER); Secretário: Luis Cezar Cassol (UTFPR-Pato Branco); e Tesoureiro: Marco Antonio Nogueira (EMBRAPA Soja).

(Fonte: Raquel de Carvalho IAPAR)