Professor Víctor Hugo Alvarez foi um grande incentivador da SBCS

25/06/2022

A SBCS lamenta, profundamente, o falecimento do professor Víctor Hugo Alvarez Venegas, ocorrido dia 19 de junho, em Viçosa-MG, onde morava. Ele estava com 83 anos e ainda atuava ativamente como professor voluntário no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa, onde dava aulas desde 1974.
O professor Víctor Hugo é autor de diversos artigos científicos, editor de revistas científicas, como a Revista Brasileira de Ciência do Solo e ganhador de diversos prêmios e honrarias em reconhecimento aos seus méritos em pesquisa e docência. Entre eles destaca-se a Medalha do Mérito em Pesquisa “Peter H. Rolfs”(UFV, 2000), Distinção em Vida pela Sociedade Latinoamericana de Ciência do Solo, Prêmio IPNI Brasil na categoria Pesquisador Sênior (2014) e Medalha Álvaro Barcellos Fagundes (SBCS, 2018). Foi vice-presidente, secretário-geral e grande incentivador da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, da qual é sócio honorário desde 2015.
Ele nasceu em Quito, no Equador, onde se formou em Engenharia Agronômica. Especializou-se em Fertilidade do Solo na Oficina de Pesquisas Científicas e Técnicas de Ultramar (ORSTOM), na França, e no Instituto de Pesquisas de Óleos e Oleaginosas (IRHO) na França, Costa do Marfim e Benin, tornando-se, então, pesquisador do Instituto Nacional de Investigaciones Agropecuarias del Ecuador. Tornou-se especialista em Estatística Experimental pelo Instituto Superior de Estatística da Universidade de Paris e também pela Esalq\USP, em São Paulo. Foi professor das Universidades Central do Equador e da Pontificia Universidade Católica do Equador.
Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa e doutor em Ciência do Solo pelo Colegio de Postgraduados, no México, o professor Víctor Hugo orientou dezenas de pesquisadores e deixa seu legado e seu rigor com o método científico em seus alunos e livros sobre o tema.