A iniciativa foi escolhida junto com outros 14 projetos de interação entre universidade e educação básica de todo o Brasil, que também atuam nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática. Os coordenadores serão contemplados com um intercâmbio de duas semanas no Reino Unido para incentivar a inovação e a criação de novas estratégias na formação de professores da educação básica.
O curso oferecido pelo MCTAD integra o Programa Novos Talentos, sob coordenação da professora do Departamento de Solos Cristine Carole Muggler, e busca contribuir para a qualificação e o fortalecimento da educação básica na região da Zona da Mata de Minas Gerais. Isso acontece por meio da promoção e criação de ambientes de interação entre a educação básica e a educação superior.
No ano passado, o projeto teve 28 professores da rede pública das cidades de Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, São Miguel do Anta e Teixeiras, que participaram de oficinas e vivências de espaços agroecológicos e educadores. Em 2015, os professores do projeto realizaram uma viagem de visita a museus e espaços de ciência da cidade do Rio de Janeiro.
A ação é da Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Conselho Britânico/Fundo Newton.