UFC realiza 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo

By Lea Medeiros,

  Filed under: Sem categoria
  Comments: Comentários desativados em UFC realiza 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo

O Núcleo Regional Nordeste da SBCS e a e a Universidade Federal do Ceará promoveram, de 27 a 30 de maio, em Fortaleza-CE, a 5ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo. O evento contou com a participação de 526 pessoas e a apresentação de 710 trabalhos científicos.  Foram apresentadas 25 palestras, duas conferências internacionais e 10 seminários.

A Reunião foi presidida pela professora Maria Eugênia Escobar e teve como tema “O solo como fator de produção frente às mudanças climáticas no Nordeste Brasileiro. Para ela, “apesar dificuldades financeiras para organização, o evento registrou a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e a qualidade dos trabalhos mostrou que a Região Nordeste tem muito para compartilhar e contribuir com a Ciência do Solo do Brasil.”

Durante o evento, o professor Fernando Felipe Ferreyra Hernandez  recebeu a Medalha “Prêmio Nordeste de Ciência do Solo.” A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo professor Fernando Felipe para o desenvolvimento da Ciência do Solo na região Nordeste, especialmente, no Ceará. O homenageado é natural de Ica, Peru e formado em Agronomia pela Universidad Nacional Agraria La Molina (UNA-LM), em 1969. Fez Mestrado na mesma instituição, em 1972, e doutorado na ESALQ/USP, em 1978. Em 1980, tornou-se professor  no Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas da UFC, permanecendo  como professor visitante até 1983, quando foi efetivado no Departamento de Ciências do Solo. O professor Fernando Ferreira é responsável pelas disciplinas de “Química do Solo” e a de “Qualidade de Água de Irrigação e Solos Afetados por Sais” para os Programas de Pós-Graduação em Ciência do Solo e de Irrigação e Drenagem, bem como a disciplina de “Química e Fertilidade do Solo” para o curso de graduação em Agronomia da UFC. A dedicação do professor Fernando Ferreira a UFC também se estendeu às atividades administrativas, atuando como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas entre 1990 e 1994,  Chefe do DCS entre  2005-2009 e 2013-2017 e Supervisor do Laboratório de Análises de Solos, Plantas, Águas, Fertilizantes e Corretivos, onde são realizadas muitas das análises de estudantes de pós-graduação e de produtores rurais da região.

O professor Fernando, ao centro, com a presidente do evento, professora Maria Eugênia Escobar (UFC) e o presidente do Núcleo Regional Nordeste da SBCS, professor Júlio Nóbrega(UFRB)

 

Comments are closed for this post.