UFRB concede título de doutor honoris causa ao pedólogo Paulo Klinger

Em cerimônia realizada dia 8 de junho, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) concedeu o título Doutor Honoris Causa ao engenheiro agrônomo Paulo Klinger Tito Jacomine. O evento contou com a presença de professores, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos da instituição, pesquisadores e outros especialistas da área, além de familiares e amigos do homenageado. A honraria é um reconhecimento a personalidades que se destacam nas ciências, nas artes ou nas relações com a sociedade e foi proposta pela Área de Conhecimento de Ciência do Solo, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em SQE e pela Direção do CCAAB, e aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (CONSUNI), em reunião ocorrida no dia 18 de dezembro de 2015.

Durante a solenidade, o reitor leu a carta da atual presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Fátima Moreira, em que a instituição se congratula com a UFRB pela concessão do título a Paulo Klinger, um dos membros mais atuantes da SBCS. Nesta correspondência, a presidente diz o seguinte: “A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) congratula-se com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pela nobre decisão de conceder à Paulo Klinger Tito Jacomine o título de Doutor Honoris Causa desta instituição.

Paulo Klinger é um dos mais atuantes sócios da SBCS, tendo recebido, em 2009, a Medalha Antonio Carlos Moniz, honraria máxima concedida pela SBCS aos que muito contribuem para a ciência do solo no Brasil. O professor Klinger dedicou toda a sua via profissional à pedologia dando grandes contribuições para o aperfeiçoamento do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. Ele é também reconhecido pelos colegas como o profissional que melhor conhece a pedologia no país. Além dessas características profissionais, Paulo Klinger é também um grande incentivador do fortalecimento de nossa sociedade científica.

À UFRB a gratidão da SBCS pelo justo e honroso reconhecimento ao mérito de Paulo Klinger Tito Jacomine.

Para o reitor da UFRB, Silvio Soglia, “esse é um dia festivo para a nossa instituição. Dar o título Doutor Honoris Causa a Paulo Klinger significa reafirmar para todo o Brasil o laço estreito e forte que a UFRB tem com a ciência desse país. Conhecer essa bela história de vida pessoal e profissional só nos enche de orgulho e confirma o quão foi acertada essa decisão”, disse.

Além do magnífico, compuseram a mesa solene do evento: a vice-reitora, Georgina Gonçalves; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; o professor emérito, Joelito Rezende; o coordenador da Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas (SQE), professor Júlio César Nóbrega, e o homenageado, Paulo Klinger. O professor Joelito Rezende apresentou um resumo da carreira do pedólogo, que fundamentou a concessão do título, e frisou que a universidade se sente honrada ao concedê-lo. “É inquestionável o reconhecimento da UFRB, representando a sociedade brasileira como um todo, a tudo que ele realizou pela Ciência do Solo no país”, afirmou.

Nascido no Rio de Janeiro, natural de Fidélis, Paulo Klinger é hoje o pedólogo com mais serviços prestados à Ciência do Solo no Brasil e no exterior, tendo participado da formação de vários profissionais na área e contribuído significativamente para elaboração do Mapa de Solos do Brasil. Em seu discurso, ele agradeceu o título honorífico. “Eu me sinto honrado com esse título que servirá de estímulo para continuidade dos trabalhos de classificação de solos iniciados ainda na década de 50”, disse Klinger.

( Fonte: UFRB)

Paulo Klinger honoriscausa