Uma proposta para o Sistema Universal de Classificação de Solos

Pesquisadores em Taxonomia de Solos e Pedologia de diversos países reuniram-se durante o Congresso de Florianópolis participando do Universal Soil Classification Workshop. Esta foi a terceira reunião do grupo de trabalho da IUSS – União Internacional de Ciência do Solo para desenvolvimento de proposta de Sistema Universal de Classificação de Solos. O workshop reuniu especialistas de universidades e instituições de pesquisa da Austrália, Hungria, Estados Unidos, Tanzânia, Itália, Alemanha, Rússia, Coréia do Sul, China, Cuba e Venezuela. Do Brasil participam a professora da UFRRJ, Lúcia Helena Cunha dos Anjos, também coordenadora da Divisão I da SBCS e o pesquisador da Embrapa Solos, Humberto Gonçalves dos Santos.

O encontro debateu a classificação de solos tropicais nos sistemas internacionais Soil Taxonomy e WRB para o desenvolvimento do USC. O Sistema Universal de Classificação de Solos será apresentado em 2014, no XX Congresso Mundial de Ciência do Solo, na Coréia do Sul e deverá ser aprovado no Congresso Mundial que acontecerá no Brasil, em 2018.

Esta foi a terceira reunião do grupo de trabalho da IUSS – União Internacional de Ciência do Solo para desenvolvimento de proposta de Sistema Universal de Classificação de Solos