X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos será em junho de 2020

By Lea Medeiros,

  Filed under: Sem categoria
  Comments: Comentários desativados em X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos será em junho de 2020

X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

A comissão organizadora do X SBES propôs para essa edição do evento o seguinte tema, “A voz dos invisíveis na sociedade e na academia”. A escolha dessa temática objetiva trazer para o palco central dos debates acadêmicos e científicos as incongruências do Ensino de Solos na Educação Superior, além de dar ênfase às bem sucedidas ações de popularização do conhecimento de Solos junto à sociedade.

 

1a Carta Circular 

“(…) Cuidar daqueles que a vós não são iguais, minoritárias vozes de tudo que é lugar, mulheres e crianças, cores de pele, enfim, gente injustiçada, espécies ameaçadas e os seres degradados pelos grupos dominantes. Fazer, agir, mas trabalhando em redes, que fundem a sua força nessa diversidade de vozes no plural, que aos atos doam ecos e ao solitário um a multiplicação. E se comunicar para tocar o mundo e achar os companheiros com quem compartilhar, usando cada meio conforme o potencial, aqueles mais extensos para falar com muitos, aqueles mais seletos para apurar mensagens, num elo predileto. Jamais esquecer de se autoformar, saber mais e melhor para participar, isso é qualificar, aglutinar saberes, legitimar a voz, argumento forte diante do poder. E não perder de vista que o tempo é como a roda que sempre vai girar, por isso é bom manter firmeza nas ideias que dia a dia crescem e ganham mais adeptos, pois o que hoje não é no amanhã será. (…)”

(Conselhos e desejos das divinas Moiras transcritos do curta-metragem “Governança: a nossa relação como o poder.” Texto de Fábio Malavoglia).

É para nós, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em parceria com o Instituto Federal Baiano (Campus Santa Inês), uma honra ter a missão de organizar o X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (X SBES), que se realizará de 16 a 20 de junho de 2020, na cidade de Juazeiro/BA, com algumas atividades na vizinha Petrolina/PE, onde há mais dois Campi da UNIVASF. O Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo é a instituição promotora do evento.

A comissão organizadora do X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos propôs para essa edição do evento o seguinte tema, “A voz dos invisíveis na sociedade e na academia”. A escolha dessa temática objetiva trazer para o palco central dos debates acadêmicos e científicos as incongruências do Ensino de Solos na Educação Superior, além de dar ênfase às bem sucedidas ações de popularização do conhecimento de Solos junto à sociedade, particularmente por meio dos programas voltados a sociedade em geral e à Educação Básica e sua respectiva comunidade escolar. Por conseguinte, esperamos a participação expressiva de professore(a)s dos diversos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, nas várias áreas do conhecimento que abordam conteúdos em Solos, como produtores e/ou usuários dos dados científicos. Esse encontro multidisciplinar tem um grande potencial de inaugurar um novo marco nas reflexões que oportunizem o despertar de uma práxis docente no Ensino Superior. Uma práxis mais interativa, significativa e, por que não dizer, mais prazerosa num ambiente de valorização das múltiplas inteligências e dos saberes tradicionais. (aqui eu só fiz uma pequena alteração na ordem com acréscimo dos saberes tradicionais).

Ansiamos pela ampla participação de estudantes universitários de Cursos como Geografia, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Biologia, Ciências Ambientais, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências Sociais e Ecologia e Bacharelado em Ecologia, professores da rede pública de Ensino, profissionais de empresas agrícolas, agricultore(a)s familiares e colaboradores de movimentos sociais ligados ao uso da terra. A participação desses vários sujeitos sociais será imperativa para que todas as vozes sejam ouvidas e contribuam para a contínua construção do uso sustentável dos recursos ambientais do Planeta Terra.

Naturalmente que, considerando o contexto atual de contingenciamento das instituições públicas federais, de conhecimento de todos, o desafio da organização do evento reside na obtenção de recursos financeiros suficientes para custear despesas de eventos nacionais, como o deslocamento de palestrantes, dentre outras. Neste sentido, a Comissão Organizadora está empenhada na meta de buscar recursos financeiros em empresas privadas da região, além do pedido de fomento já submetido ao CNPq, único a abrir edital, até o presente, para o período de realização do evento.

Divulgaremos, em breve, mais informações quanto à programação, às inscrições e datas importantes.

Por hora, nosso abraço alegre e aberto à vinda de todos.

“(…) Que tudo se abra enfim, que tudo se transforme, que todos os povos tenham voz, que a eles submeta-se a forma antiga de se exercer o poder, que a felicidade tome conta de todo o planeta Terra, como as três moiras pedem, como as três parcas dizem, aqui e na utopia, agora e em vossa vida.” (Fábio Malavoglia).

Comissão Organizadora do X SBES

Comments are closed for this post.