XX RBMCSA começa no próximo domingo,20, em Foz do Iguaçu

Começa no próximo domingo, 20, em Foz do Iguaçu, XX RBMCSA- Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.  O evento será organizado pelo IAPAR em parceria com o Núcleo Estadual Paraná-NEPAR da SBCS e terá como tema central “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e da água!”. Serão realizadas   quatro palestras em sessão plenária única e 14 painéis de discussão técnica com duas ou três contribuições técnicas em cada para proporcionar aos congressistas a discussão e a apropriação de extenso conteúdo técnico. Segundo os organizadores, a programação que mescla a apresentação de novos conhecimentos científicos com temas de cunho educacional, de difusão de tecnologia e até mesmo aspectos legais que envolvem a conservação do solo.

Além das palestras e painéis, serão apresentados trabalhos científicos na forma oral ou de pôsteres, com resultados de pesquisa atuais e inovadores de todas as sub-comissões científicas ligadas ao manejo e conservação do solo. Também está prevista a realização de minicursos e excursões técnicas a campo. Os organizadores esperam um público de 600 participantes entre professores, pesquisadores e extensionistas, profissionais da iniciativa privada, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores.

Foram inscritos 458 trabalhos divididos nas seguintes comissões: 1) Fertilidade do solo e nutrição de plantas; 2) Corretivos e Fertilizantes; 3) Manejo e conservação do solo e da água; 4) Planejamento do uso da terra e 5) Poluição, remediação do solo e recuperação de áreas degradadas. A novidade é que o melhor resumo em cada uma das cinco comissões vai receber a premiação no valor de R$ 800,00 cada, totalizando R$ 4 mil ao todo. O resultado da premiação será divulgado na solenidade de encerramento do evento, no dia 23. A premiação será patrocinada pela Calpar Calcário Agrícola, uma empresa paranaense que apoia o trabalho do NEPAR e tem foco na sustentabilidade.

Acompanhe a RBMCSA na Fan Page da SBCS!

RBMCSA