Associe-se
Slide background


Notícias


Fator de impacto agora é 1,9 para o JCR24/07/2024

A SBCS está comemorando um marco relevante para a Ciência do Solo Brasileira: a Revista Brasileira de Ciência do Solo atingiu, de forma inédita, um fator de impacto de 1,9 para o Journal Citatiton Report 2023 (JCR), recém-divulgado pela Clarivate. A RBCS, por meio de toda equipe Editorial, tem se empenhado na avaliação por pares, gestão e divulgação dos artigos. Esse esforço fez com que no período de 2019 a 2023 houvesse um incremento de 58 % no JCR da RBCS. O JCR é o fator de impacto das revistas científicas e é definido por meio das citações em mais de 11 mil revistas indexadas à base Web of Science. O resultado positivo decorre da crescente relevância dos artigos publicados, um mérito dos autores e do criterioso trabalho de todo o corpo editorial da Revista. Soma-se a isso, o trabalho realizado pela equipe editorial na divulgação das artigos no pós publicação.


O livro é uma produção do Núcleo Regional Sul da SBCS

Já está disponível, na Loja Virtual da SBCS, o livro “Contaminação em solos de pomares e vinhedos: causas, efeitos e estratégias de manejo”. A obra apresenta um compilado de conhecimentos obtidos em pesquisas realizadas, com maior intensidade, desde o ano de 2000 no Brasil. O livro é uma produção do Núcleo Regional Sul da SBCS e resulta do esforço de inúmeros profissionais com destacada experiência no tema.
O livro apresenta o histórico da calagem, adubação e contaminação de solos; as principais causas e fontes de entrada de cobre e zinco em solos; a distribuição e valores de referência no solo e tecido; as formas de absorção, transporte, acúmulo e distribuição no tecido das plantas; mecanismos de resposta das plantas ao excesso de elementos; efeitos morfológicos, anatômicos, fisiológicos e bioquímicos observados nas culturas; estratégias de manejo para minimizar a contaminação e toxidez em plantas, bem como as perspectivas futuras sobre a temática proposta.
Organizadores: Gustavo Brunetto, Edicarla Trentin, George Wellington Bastos de Melo e Eduardo Girotto.


Prazo para envio dos artigos irá até 31 de dezembro15/06/2024

A Revista Brasileira de Ciência do Solo (RBCS) acaba de lançar uma chamada induzida de artigos para uma uma edição que pretende apresentar o estado da arte das pesquisas em Arqueoantrossolos, Solos Urbanos, Tecnossolos e todas as variantes de solos antrópicos, com ênfase nas regiões tropicais e subtropicais latino-americanas.

Serão bem-vindas as submissões de todos os pesquisadores atuantes na temática de solos antrópicos, em suas diferentes modalidades. Com essa iniciativa, a RBCS pretende revelar um rico acervo de informações atuais sobre esses importantes solos, ainda não incluídos no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), numa ordem que possa sistematizar seu enquadramento classificatório no Brasil.

Serão publicados até 15 artigos, incluindo: artigos de revisão, artigos de pesquisa e notas científicas.

Prazo de envio: 31 de dezembro 2024

Os artigos devem destacar a contribuição para pesquisas de ponta em Arqueoantrossolos, Solos Urbanos, Tecnossolos e todas as variantes de solos antrópicos, com ênfase nos trópicos e subtrópicos da América Latina.

Conheça os editores desta edição especial e instruções completas neste link.

 


IUSS lança livro didático sobre solos para crianças e adolescentes com versão em português

O solo é fonte de vida, água e alimento

Já está disponível para download, no site da União Internacional de Ciência do Solo (IUSS), o livro “O solo é fonte de vida, água e alimento”, uma produção da IUSS para divulgação da ciência do solo para crianças, adolescentes e seus professores. A publicação faz parte do projeto educativo “A IUSS” vai à escola” e foi lançada em maio, durante a celebração do Centenário da IUSS.

Com 1750 páginas e traduzido em inglês, espanhol, alemão, francês e português, o livro é interativo e conta com cards e histórias interessantes e educativas produzidas por pesquisadores da ciência do solo em todo o mundo.

Acesse em: https://www.iuss.org/soil-publications/iuss-publications/soil-is-a-source-of-life-water-and-food/

Importante: na página 8 está indicado que a escolha do idioma deve ser feita no índice.

Para voltar ao índice e fazer outra escolha, basta clicar novamente no título de qualquer um dos materiais que compõem este trabalho.

 


São 14 capítulos escritos por dezenas de especialistas das principais instituições de ensino e pesquisa no país28/05/2024

Já está disponível para venda, na nossa Loja Virtual, o livro Biologia, Microbiologia e Bioquímica do Solo, editado pelo Núcleo Regional Sul da SBCS. O livro faz parte de uma série composta por seis publicações focadas nas questões que envolvem conhecimento sobre solos na região sul do Brasil.

Editores: Paulo Ademar Avelar Ferreira,Claudio Roberto Fonseca Soares e Admir José Gianchini
402 páginas
Preço: R$ 84,00 e R$ 65,00 para sócios da SBCS.

Capítulos:
1. Histórico da microbiologia do solo
2. Organismos do solo: um olhar sobre a fauna edáfica
3. Fauna edáfica nos processos biodinâmicos do solo
4. Métodos de avaliação da fauna edáfica
5. Ecotoxicologia de solos
6. Ecologia microbiana do solo
7. Rizosfera e microrganismos endofíticos
8. Metabolismo microbiano
9. Ciclo biogeoquímico do carbono
10. Biotransformações do nitrogênio no solo
11. Fósforo e enxofre: ciclos e transformações microbianas no solo
12. Associações micorrízicas, fixação biológica de nitrogênio atmosférico
13. Fixação biológica de nitrogênio atmosférico
14. Biorremediação: conceitos e aplicações
www.sbcs.org.br/loja
Em caso de dúvidas, use o whatsApp: (31) 3612- 4542


Evento debateu Inovação em fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas nos trópicos22/05/2024

Cerca de 400 pessoas de diversas instituições e empresas  participaram, entre os dias 11 e 13 de junho, do Congresso FertBrasil, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, em parceria com o IAC, Esalq, USP, Rede FertBrasil, Embrapa e Ministério da Agricultura e Pecuária.  O FertBrasil foi um importante fórum sobre uso e manejo de fertilizantes e teve como tema principal a Inovação em fertilizantes e nutrientes para a agricultura tropical. Segundo o presidente do evento, Vinícius Benites (Embrapa Solos) o FertBrasil deve tornar-se um evento  bianual, com apoio da SBCS.
Inúmeras tecnologias em fertilizantes, mais adaptadas aos sistemas de produção tropicais, têm surgido a cada ano e o Congresso FertBrasil pretende ser o espaço para a discussão científica sobre essas tecnologias e a interação entre a pesquisa e o mercado.

Visite o site do evento para saber mais detalhes sobre palestras e palestrantes

https://fertbrasil.com/


Live em comemoração ao Dia da Conservação do Solo15/04/2024

No dia 16 de abril, a SBCS celebra o Dia da Conservação do Solo realizando uma live sobre o tema com duas abordagens muito interessantes:
O pesquisador da Embrapa Meio-Norte e Diretor da Divisão Científica 3 “Uso e Manejo do Solo” da SBCS, Luiz Fernando Carvalho Leite, mostrará os problemas, desafios e possíveis caminhos tecnológicos para a conservação do solo no Brasil.
Por sua vez, o presidente da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), Kleber Santos, irá apresentar uma proposta técnica que vem sendo construída há cinco anos por especialistas de todo o Brasil para elaboração de uma legislação nacional para promover a conservação do solo. A ideia é que a proposta se torne um projeto de lei a ser debatido no Congresso Nacional.
A LIVE é uma oportunidade imperdível para conhecer e discutir a proposta e conhecer melhor as perspectivas para combater a degradação do solo.
A SBCS espera por você!

Você também pode conferir a live a qualquer momento no canal da SBCS no YouTube


A secretaria da SBCS está à sua disposição09/04/2024
Você tem dúvidas sobre como se associar ou pagar a anuidade da SBCS, sobre compra de livros, Revista Brasileira de Ciência do Solo ou qualquer outro tema?
Use o whatsApp da SBCS e resolva sua questão com mais agilidade.
Anote na sua agenda: (31) 3612-4542
Ou use o e-mail: sbcs@sbcs.org
Para falar pessoalmente ligue para: (31) 3612- 4542
A secretaria da SBCS está à sua disposição.

Inscrições abertas até dia 29 de julho01/04/2024

A SBCS promove, entre os dias 28 de julho a 02 de agosto a XXI Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água e o VIII Simpósio Mineiro de Ciência do Solo. Os eventos serão realizado no campus da Universidade Federal de Viçosa e terá como tema a”Agricultura de Montanha”.

A XXI RBMCSA e o VIII SMCS propõem-se a ser um fórum para discussão dos principais problemas e das alternativas e estratégias potenciais, congregando pessoas da pesquisa, da extensão e do ensino, sejam de instituições governamentais, não-governamentais e privadas associadas e de todas as regiões do Brasil. Essa será uma oportunidade de discussão direcionada em um ambiente de produção ainda não abordado previamente, seja no Brasil ou mesmo em outros países.
Inscrições e mais informações no site oficial do evento.

 


SBCS pretende se aproximar do Governo Federal e parlamentares do Congresso Nacional

A presidente da SBCS, Maria Eugênia Ortiz Escobar, o secretário-geral, Reinaldo Cantarutti e o secretário-adjunto, Raphael Fernandes, estiverem em Brasília, no dia 13 de março, para uma visita ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo foi apresentar a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo ao Governo Federal e mostrar a importância de uma sociedade científica estar presente no debate e na proposição de temas nacionais que envolvem solo, água e agricultura no Brasil. Esta foi a primeira de uma série de reuniões que a SBCS pretende fazer com representantes de órgãos do Governo Federal e parlamentares do Congresso Nacional.
Os membros da diretoria da SBCS foram recebidos pelo assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, José Carlos Polidoro, e mostraram as contribuições que os sócios da SBCS podem oferecer, principalmente nos seguintes temas de grande interesse nacional na atualidade:
• O avanço do Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos)
• Discussão do Projeto de Lei que pretende instituir a Política Nacional de Conservação do Solo e da Água.
• Pesquisas e geração de tecnologias visando o aumento da eficiência de fertilizantes e outras formulações para a agricultura brasileira e contribuições na efetivação do Centro de Excelência em Fertilizantes do Brasil
• Oferecer subsídios técnicos e científicos para a implantação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas
• Retomada da importância dos solos na agenda nacional de debates de temas como água, biodiversidade, florestas e mudanças climáticas.
Após a reunião, José Carlos Polidoro se comprometeu a repassar ao secretário-executivo Irajá Lacerda e ao secretário-executivo adjunto do Mapa, Cleber Soares a disposição da SBCS em colaborar com os temas discutidos.