Notícias



Conheça a nova diretoria do Núcleo Regional Noroeste

Diretoria do Núcleo Regional Noroeste (AC,RO) eleita para a gestão 2017-2019:

Diretor: Paulo Guilherme Salvador Wadt (Embrapa Rondônia)
Secretária: Stella Cristiani Gonçalves Matoso (IFRO – Colorado do Oeste)
Tesoureira:  Marcela Campanharo (UNIR)
1°. Vice-Diretor: Henrique Nery Cipriani (Embrapa Rondônia)
2°. Vice-Diretor: Elizio Ferreira Frade Jr. (UFAC)

O site da SBCS está ainda mais seguro

O site da SBCS está ainda mais seguro para que você faça operações financeiras com mais confiança.  Agora o site  tem certificado de proteção SSL(Secure Sockets Layer), um protocolo que garante que os usuários naveguem em um ambiente seguro. Esta segurança pode ser notada pelo usuário através do cadeado fechado exibido em todos os navegadores e o termo https no endereço.

A comunicação entre o site e servidor fica protegida com um certificado criptografado, impedindo que os dados sejam interceptados através de phishing e sites fraudulentos. Assim, dados como login, formulários, e-mails e transações com cartão de crédito são transmitidos de forma segura.

Aproveite a novidade e visite a Loja Virtual da SBCS para comprar livros, camisas e canecas com descontos especiais para sócios.

HTTPS

 

Ajude no levantamento de dados hídricos no Brasil

A pesquisadora Marta Ottoni, do Serviço Geológico do Brasil/CPRM está convocando a comunidade científica a colaborar com rápido preenchimento de questionário sobre levantamento de dados hídricos do solo no Brasil.

O objetivo é ampliar o conhecimento a respeito dos usos destinados a esses dados e os métodos mais utilizados para determinação deles, além de instigar a contínua determinação das propriedades hídricas do solo no país, que pode ajudar na ampliação do banco de dados físico-hídricos de solo no Brasil, o HYBRAS, recentemente lançado pela CPRM e que estará brevemente disponível para uso no site http://www.cprm.gov.br/…/Hidrologia-de-S…/Produtos-4601.html.

Esse acervo compila dados de retenção de água e condutividade hidráulica saturada, associados às informações de atributos básicos do solo e métodos de determinação dessas propriedades.

Os dados e informações gerados pelo preenchimento do questionário serão compartilhados.

 

 

Definida a nova diretoria do NEPAR

 Diretoria para o biênio 2017-2019 será responsável por organizar a próxima edição da Reunião Paranaense de Ciência do Solo

A nova diretoria do Núcleo Estadual Paraná da SBCS (Nepar/SBCS) foi eleita durante a V Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), em Maringá (PR) com a missão de continuar os objetivos e metas do Núcleo e organizar as próximas edições da RPCS, em 2019, que acontecerá em Ponta Grossa, e do Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, em 2018, na cidade de Dois Vizinhos

A nova diretoria foi eleita por unanimidade e tem como diretor Oromar João Bertol, da sede do Instituto EMATER, em Curitiba; como vice-diretor, Jeferson Dieckow, da UFPR, de Curitiba; como secretário, Paulo César Conceição, da UTFPR, Campus Dois Vizinhos e como tesoureiro, Tiago Santos Telles, da sede do IAPAR, em Londrina. A nova gestão tem mandato até o final de 2018.

Durante a assembleia, foram destacadas as realizações da antiga diretoria, tal como a participação do NEPAR na Câmara de Vereadores de Curitiba e na Assembleia Legislativa do Paraná, divulgando a importância da conservação do solo. O ex-diretor, Arnaldo Colozzi, também comentou as parcerias que foram realizadas para patrocínios das reuniões técnicas e eventos, como a REDEAGRO, além da Itaipu, Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Instituto EMATER, Agrisus, empresas e cooperativas, entre outras. Ele também mencionou o sucesso do atual site (www.sbcsnepar.org.br) e o crescimento da fanpage (www.facebook.com/sbcspr).

Nos projetos que têm feito, o Nepar superou as expectativas de publicações editadas, com destaque para o Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná, já disponível durante a V RPCS/II SBSA, o Guia Prático de Biologia do Solo e a obra “Conservando os Solos”, que complementa materiais didáticos para educação básica. Na avaliação de Arnaldo Colozzi, o Nepar também tem se destacado na realização de diversos eventos que fazem com que o nome do Núcleo tenha mais relevância na área de ciência do solo.

“É um biênio que termina, mas na verdade foi um trabalho de quatro anos (2015-2016/2016-2017) em duas gestões e saio muito satisfeito. Acho que construímos uma base sólida para o Nepar com apoio de professores e pesquisadores do Paraná”. Estou feliz e vou continuar apoiando o trabalho da nova diretoria, disse Arnaldo Colozzi.

O novo diretor, Oromar João Bertol, promete manter o ritmo de atividades do Nepar. “Temos desafios expressivos pela frente, dentre eles elaborar o Manual de Manual de Manejo e Conservação do Solo para o estado do Paraná, realizar a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo e o V Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, participar do PROSOLO, ampliar o número de associados, dinamizar as divisões especializadas e as comissões. Contamos com um grupo atuante, mas sabemos que há uma possibilidade de ampliarmos bastante este número e isso significa aumentar a força e trabalho. Os desafios do Paraná são grandes na área de conservação do solo e nas diferentes áreas de ciência do solo, e é preciso ver o Nepar como um instrumento de respostas aos desafios da SBCS referentes à ciência do solo

(Fonte: Nepar)

Diretoria Nepar

Os três presidentes do Nepar – SBCS. Gonçalo Signorelli de Farias, Arnaldo Colozzi Filho e Oromar João Bertol (Foto: Alanis Brito).

 

 

SBCS formaliza convite para participação da FAO no Congresso Mundial de Solos, em 2018

O professor Flávio Camargo (UFRGS), que presidirá o Congresso Mundial de Solos em 20 Encerrando a 5ª Assembleia Geral do Global Soil Partnership, a Delegação Brasileira do Ministério das Relações Exteriores foi recebida pela Vice-Diretora Geral da FAO, Maria Helena Semedo, para receber o convite para participação da FAO no 21WCSS, a ser organizado pela SBCS, em 2018.

A delegação brasileira foi composta pelo Ministro Consular e Chefe da Representação do Brasil na FAO, Antônio Otávio Sá Ricarte, diplomata Roberta Lima, representante do Brasil junto à FAO, FIDA e PMA, Jefe Ribeiro, do Ministério da Agricultura e Flávio Camargo, do comitê organizador do 21WCSS. Também participou da reunião Eduardo Mansur, Diretor da Land and Water Division da FAO.

Flávio Camargo apresentou o tema e o local do evento e  a expectativa de público, bem como uma proposta de participação da FAO, incluindo os seguintes itens: a) participação do Diretor-Geral da FAO José Graziano da Silva na cerimônia e na conferência de abertura do evento; b) divulgação do evento pela FAO nas suas diferentes plataformas; c) participação do Global Soil Partnership como patrocinador e como expositor no evento; d) auxílio financeiro para a participação de congressistas de países em desenvolvimento; e) apoio técnico da FAO e de seus quadros para o evento; f) realização da Reunião do Intergovernmental Technical Panel on Soils no evento.

O professor Flávio Camargo também apresentou os objetivos, as fases, as parcerias e as expectativas do Programa Nacional de Solos do Brasil (PronaSolos), a pedido da Chefia Geral da Embrapa Solos.

Da esquerda para a direita. Jefe Ribeiro, Antônio Ricarte, Maria Helena Semedo, Flávio Camargo, Eduardo Mansur e Roberta Lima.

Flavio Camargo

 

 

Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná está na Loja Virtual da SBCS

A SBCS está comercializando, em sua Loja Virtual, o Manual de Adubação e Calagem para o estado do Paraná. A publicação é do Núcleo Estadual Paraná da SBCS e contém 15 capítulos.

O livro está sendo vendido a R$80,00 para sócio e R$100,00 para não sócios. Visite a Loja Virtual da SBCS e saiba mais.

Capítulos

  • Aspectos físicos e evolução das recomendações de adubação e calagem para o estado do Paraná
  • Principais classes de solo do estado do Paraná
  • Avaliação da fertilidade do solo
  • Diagnose do estado nutricional das plantas
  • Correção da acidez do solo
  • Adubos e inoculantes
  • Tipos e estratégias de adubação
  • Calagem e adubação para as principais espécies de cereais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies oleaginosas e de feijão cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies florestais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies forrageiras cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies frutíferas cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies olerícolas e medicinais cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para as principais espécies de raízes, bulbos e tubérculos cultivadas no estado do Paraná
  • Calagem e adubação para outras espécies de importância econômica cultivadas no estado do Paraná

capa manual

Participe da Reunião anual da SBPC, em Belo Horizonte

A 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) ocorrerá de 16 a 22 de julho de 2017, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Na semana anterior ao início da Reunião Anual, ocorrerá a SBPC Educação, com atividades voltadas para a atualização de professores do ensino fundamental e médio.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

POST_sbpc_ml